Se você ainda tem duvida de quando usar o “esta” e o “está” essa dica é para você.
Esta é um pronome demonstrativo feminino e é usado para indicar algo no espaço, posicionando um objeto em relação a alguém. Sua sílaba tônica é “es” e não há necessidade de acento gráfico, pois é paroxítona terminada em “a”.
Exemplos:
- Esta madeira é ótima para fabricação de móveis.
- Sua obrigação é esta.
Atenção: O “esta” é usado para objetos que estão próximos de quem fala, caso contrário, deve-se usar outros pronomes demonstrativos femininos “essa” ou “aquela”.
Está é a flexão do verbo “estar” na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. (Eu estou, tu estás, ele/ela está...) ou na segunda pessoa do imperativo afirmativo (está tu). O verbo “estar” indica estado, uma condição. Pode sugerir a posição de um ser ou coisa e é neste significado que mais ocorre dúvidas em relação ao pronome “esta”. A sílaba tônica é “ta” e, portanto, é uma palavra oxítona terminada em “a”, o que justifica o acento gráfico.
Exemplos:
- Está tu feliz?
- Onde você está?
- Joana está estudando duas horas por dia.
Muito bom o seu exemplo bem esclarecedor... Obrigada
ResponderExcluirFácil, claro e só não entende quem não quer...Obrigada
ResponderExcluirMuito bom. Quero agradecer por existir pessoas como vocês que distribuem informações que nos ajudam a não maltratar nossa bela e complexa língua portuguesa. MUITO OBRIGAGO!!!
ResponderExcluir