Para começar a reeducação alimentar é fundamental estar determinado e querer mudar hábitos porque a reeducação alimentar é um processo de aprendizagem em que se substitui hábitos que foram praticados ao longo da vida por novos hábitos mais saudáveis. Além disso, é fundamental ter paciência porque este processo não acontece de um dia para o outro, para alterar um hábito definitivamente são necessárias pelo menos 3 semanas seguidas e fazer o novo hábito, por exemplo, para ter o hábito de comer fruta no café da manhã, é necessário comer todos os dias fruta no café da manhã por 3 semanas, para que passe a ser automático comer fruta no café da manhã.
1 - Definir os hábitos que se quer mudar
Para começar a reeducação alimentar é necessário ter consciência do que se quer alterar, por isso, deve preencher-se um diário alimentar registando tudo o que se come e bebe, incluindo as quantidades, por 7 dias. Depois de ter o registro alimentar e ter consciência da alimentação que se está fazendo deve-se definir o que se quer mudar e em quanto tempo. Repetindo o registro alimentar após um mês do início das alterações para verificar se as alterações foram cumpridas.
2 - Fazer uma mudança de cada vez
Quando se definem as mudanças deve evitar-se fazer muitas alterações alimentares ao mesmo tempo, porque isso vai fazer com que seja uma mudança muito radical na alimentação e existem mais chances de se abandonar o processo de reeducação alimentar. Por isso, deve definir-se 2 a 3 mudanças no máximo de cada vez, como por exemplo, comer legumes ao almoço e jantar, beber 8 copos de água por dia e comer 3 frutas por dia.
3 - Planificar as refeições
Para se conseguir cumprir as alterações alimentares que se estabeleceu é fundamental planificar as refeições, quando as refeições são feitas sem planificação existem mais chances de se comer o que não deve ou voltar a hábitos antigos. Por isso, no fim de semana deve colocar-se em um papel o que se vai comer a cada dia da semana, e depois deve fazer-se as compras para a semana em função da planificação. Para facilitar o processo de reeducação alimentar e escolher bem que hábitos alimentares devem ser alterados é importante consultar um nutricionista.
Fonte: tuasaude.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário